Casamento no Campo ou na Fazenda
Casar no campo, é uma opção tradicional sempre em moda. A opção, entre os espaços de hoje, traz a necessidade da autenticidade do ambiente natural associada a uma fotogênica paisagem ao longo do horizonte, a uma ampla arborização local , a jardins gramados com flores e frutos que são elementos complementares e conjugados ao pio e ao vôo das aves e borboletas, à brisa, às folhinhas que caem remetendo o evento a recolher os benefícios da natureza e a energia da terra.
Porém todos estes fatores , para um evento de sucesso devem estar sempre agregados: à facilidade de acesso ao local para melhor atender seus convidados, assim como características que permitam a chegada da noiva em charrete ou helicóptero, caso seja este o seu sonho; a disponibilidade no espaço de estacionamento interno, ou à contratação de serviço de valet; a uma infra-estrutura básica na chácara que permita o desenrolar adequado do evento, ou seja salão coberto com espaço para todos presentes poderem sentar-se ao redor de mesas de 4 a 10 lugares, com palco para os músicos e pista de dança para todos se divertirem; espaço com muitas janelas , ou com ventiladores ou ar condicionado, muitas portas para segurança dos convidados além do suporte de cozinha, saladeria, churrasqueira; casas de apoio para a noiva, para o noivo, para os convidados , assim como para os profissionais de casamento; e um fator relevante nem sempre considerado , que é ter 1 WC completo para cada 25 pessoas.
Além disso, a chácara escolhida, caso não seja servida por energia urbana deve dispor de gerador próprio, para evitar as costumeiras interrupções de fornecimento de energia rural; sua localização no campo ou nas montanhas deve permitir sinal de conexão para telefonia móvel; dispor de água tratada pela prefeitura para o preparo dos alimentos ou informar o Buffet para que leve água engarrafada para tal.
No caso da cerimônia religiosa o espaço deve ter cerimonialista com conhecimento das características globais da chácara e/ou orientar os locais propícios com os dados técnicos pertinentes para os profissionais de decoração, foto e vídeo jornalismo, música, além de ter local coberto para os músicos do coral ou orquestra ou orientá-los para que incluam no orçamento da cerimônia religiosa a montagem de cobertura para seus equipamentos.
Com relação a ambientação depende do estilo da festa , sendo que os elementos naturais descritos favorecem muito o indispensável esteticismo do local que pode ser complementado por decorador de renome ou que conheça as características da chácara, e utilizará para tal, principalmente os elementos cromáticos, compostos pelas flores, frutas, tecidos e louças. Veja o significado consensual das cores:
Amarelo: Por ser a cor do ouro , dizem que traz riqueza e está ligada aos sentimentos de força, entusiasmo. Lírios, girassóis, narcisos, crista de galo, palmas são as flores utilizadas.
Azul: É uma cor calmante e leva otimismo e esperança ao ambiente , dentre as flores temos os jacintos, as papoulas e os agapantos.
Branco: Representa a pureza e a paz. Indispensável até para compor o arranjo, é apresentada nos tecidos ou pelos copos de leite, as rosas, os lírios, a boca de leão , orquídeas etc
Laranja: Transmite otimismo e alegria . Estão na moda o girassol e o lírio.
Rosa: Sempre romântico e suave pode ser composto por rosas, lírios, dálias, crisântemos e angélicas.
Vermelho: Transmite energia , de visualização rápida surte um belo efeito. As flores mais utilizadas com essa cor são as rosas, tulipas, gérberas, crista de galo